Depoimento de Elisabetta Recine, parceira do Instituto de Nutrição da UERJ. #UerjResiste

Tempos mais sombrios (sim Raduan Nassar!!) estes que vivemos em que precisamos vir a público de maneira enfática e clara declarar, repetir, espalhar aos quatro ventos a importância de uma universidade pública. Mas se é isso que nos toca, vamos lá !
Se tudo na existência tem seu complemento, certamente desta situação absurda (será mesmo absurda?) de funcionários, servidores e docentes não receberem por seu trabalho dignamente realizado, de um estado como o Rio de Janeiro estar passando por este caos, já vislumbramos a oportunidade no cotidiano combativo e criativo da comunidade da UERJ. E são estas a qualidades que reconheço e convivo, mais de perto, com os integrantes do Instituto de Nutrição. Diante da escassez, feira agroecológica; diante da visão rasa e excludente, conversas e reflexões; diante da mediocridade, arte; diante do impasse, presença.
Estive muitas vezes subindo elevadores e rampas, chegando lá no alto, preparando o World Nutrition, Rio 2012; construindo o GT de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco, e tantas outras, quando a frieza do concreto se amaciava e vibrava com o pensamento e ação. Como tantos bichos estranhos no mundo, professor universitário é daqueles que o vínculo com o seu trabalho se dá por dimensões que estão além da matéria (mas isso não cancela nem relativiza a urgência de condições adequadas para o ofício e o direito da justa remuneração por ele !). Mas o que eu quero lembrar aqui são os momentos que vivi de criação e aprendizado conjunto de professores e estudantes no World Nutrition 2012. Fizemos um congresso internacional de primeira linha completamente livre de conflito de interesses, em nenhum momento discutimos, por exemplo, obesidade, e no corredor havia um stand de um dos fatores de risco para a doença. Um dos fatores que possibilitaram esta conquista foi a parceria poderosa de professores, estudantes, funcionários e vários setores da universidade. Uma comunidade que assim se reconhece, coopera, produz, transforma não se cala. Universidade pública mexeu com uma, mexeu com todas !

Elisabetta Recine
Depto de Nutrição