O Instituto de Nutrição da UERJ (INU/UERJ) é um exemplo de como devem ser instituições públicas, particularmente no que se refere ao comprometimento, formação e capacidade dos profissionais que ali trabalham.
Como pesquisadora da Embrapa, tive o prazer de atuar em um projeto em parceria com o INU, além de várias outras instituições, que teve como objetivo estimular o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, em comunidades da zona oeste do município do Rio de Janeiro, de forma a contribuir para a melhoria da dieta da população. A parceria tem continuado, tanto no desenvolvimento de projetos quanto no treinamento de alunos. Temos podido contar com a participação, em nossos projetos de pesquisa, de alunos do internato em Ciência dos Alimentos do INU/UERJ. Excelentes alunos, estudantes comprometidos com a qualidade dos seus trabalhos e que, com certeza, se tornarão profissionais que também farão a diferença em suas áreas de atuação.
Entre muitos trabalhos de destaque, além do seu papel primordial na formação de mão de obra qualificada, pode-se destacar o papel da equipe do INU na implantação do restaurante popular Betinho e do restaurante universitário da UERJ, priorizando a segurança alimentar dos estudantes e da população mais carente.
Mesmo com todas as limitações que têm caracterizado a realidade de nossas instituições públicas de ensino e pesquisa, a equipe do INU continua trabalhando de forma atuante e envolvida, fazendo do seu ofício – ensino, pesquisa e extensão – um meio para contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro e do Brasil.
Em resumo, o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem um papel fundamental na transmissão do conhecimento, na formação de pessoas, no desenvolvimento científico e tecnológico e, em última instância, na segurança alimentar do estado e do país.
Virgínia Martins da Matta, Pesquisadora, D.Sc., Embrapa
Os comentários estão fechados.