Exibição do Filme “Tigers” no Rio de Janeiro

A Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável e a IBFAN Brasil, lançam em 16 de março, no Cine Odeon (Cinelândia, Rio de Janeiro), às 18h, Tigers, do diretor-escritor e vencedor do Oscar Danis Tanovic. Ao final da sessão, haverá um debate com o produtor Mike Brady, da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN/UK).

A exibição do filme é uma realização da ACT Promoção da Saúde, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e Rede IBFAN.

Tigers tem 90 minutos de duração e é baseado na história verdadeira do paquistanês Syed Aamir Raza (Ayan), que foi representante de vendas da Nestlé, e hoje vive exilado no Canadá.

Ayan é um jovem recém-casado que vende remédios produzidos no Paquistão para farmácias e médicos locais. Embora os medicamentos sejam mais baratos do que os de competidores ocidentais, ninguém confia em produtos que não sejam de grandes marcas. A mulher de Ayan o encoraja a tentar um emprego na multinacional Lasta, de saúde, e ele é contratado. Logo, se transforma em uma pequena estrela e a empresa expande suas responsabilidades, incluindo-o no treino de seus representantes de vendas, que são chamados Tigers (Tigres). Ayan fica arrasado ao perceber que vende e incentiva a prescrição de fórmulas infantis de leite, responsáveis pela morte de centenas de bebês todos os dias. Chocado, ele decide desafiar o sistema.

Na vida real, Aamir, que inspirou o personagem, quando sente a contradição, busca o grupo IBFAN do Paquistão, e é ajudado a tomar consciência dos problemas gerados pelo marketing não ético de companhias de produtos que competem com a prática de amamentar, e da existência de possibilidades de enfrentar a questão.

Tiger foi lançado no Festival de Cinema de Toronto, Canadá, San Sebastian, Espanha e Zurique, na Suíça, em 2014.

Serviço:
Data: 16/3/2017 – 18h
Local: Cine Odeon (Cinelândia)
Ingressos R$ 12,00
> http://bit.ly/IngressoTigers
Compra online ou pelo telefone (21) 2255 0520. Valores especiais para grupos.

Os ingressos também poderão ser adquiridos no Instituto de Nutrição da UERJ com as professoras Inês Rugani e Ana Carolina Feldenheimer.
Rua São Francisco Xavier, 524 – 12º andar – Bloco D – Departamento de Nutrição Social (DNS)