Lançamento da Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição

No dia 17 de novembro de 2013, durante a mesa redonda “Produção do Conhecimento e Interesses Conflitantes na Relação entre Público e Privado na Saúde Coletiva”, no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, foi lançada, por meio de um manifesto, a Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição.

Esta frente é um dos frutos do trabalho do Coletivo de Desdobramentos do congresso World Nutrition Rio2012 (CDWNRio2012) que reúne, até o momento, pesquisadores, profissionais e estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

O manifesto aponta a necessidade de se protegerem as políticas públicas da interferência do setor privado interessado em alavancar práticas alimentares nocivas à saúde e à soberania alimentar brasileira. A criação da Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição tem com objetivos, dentre outros, identificar, discutir, publicizar e monitorar situações de conflitos de interesse e apontar alternativas que fortaleçam as políticas públicas em prol da alimentação e nutrição saudáveis e soberanas.

Convertidos_3 - 20131116_103230

Para saber mais sobre a Frente e subscrever o manifesto, acesse:  http://regulacaopublicoprivado.blogspot.com.br/