Docente do INU participa do II encontro anual do FECIA

O segundo encontro anual do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FECIA) foi realizado em 06 de dezembro de 2013, no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da FIOCRUZ.  O evento apresentou as atividades das Comissões Temáticas de 2013 e definiu os Planos de Ação para 2014.

A UERJ, representada pela Professora Hilda Duval Barros, participa de três Comissões Temáticas: Agroecologia e Produção Orgânica (Coordenação “Campanha contra os agrotóxicos e pela vida”), Saúde e Conhecimento (Coordenação “Saúde ocupacional do INCA”) e Fiscalização e Sistema de Informações (Coordenação “INEA e Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior”).

Sobre a importância do FECIA, a Professora Hilda declara: “que é um espaço de discussão política necessário, importante e inovador sobre os impactos negativos do uso de agrotóxicos, com relevância sobre a preservação da saúde humana e da qualidade do meio ambiente. É fundamental ao nível nacional e estadual porque o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e o estado do Rio de Janeiro o maior no Brasil. O FECIA é um espaço político e democrático na luta desumana que os agrotóxicos impõem à sociedade. Encontra-se em construção política e social, para que possamos num futuro próximo retirar todos os agrotóxicos do manejo da agricultura no Brasil”.

Saiba mais sobre o FECIA em http://www.mprj.mp.br/areas-de-atuacao/meio-ambiente/forum-agrotoxicos-fecia/