Participação do INU nos editais aprovados pelo CNPq e Faperj

É com grande satisfação que comunicamos que professores do Instituto de Nutrição tiveram aprovados 2 editais de pesquisa da Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT/SAS/DAB/CGAN N° 13/2017 – Pesquisa em Alimentação e Nutrição. De 11 propostas aprovadas, 2 foram coordenadas por professores do Instituto de Nutrição:

1. Projeto: “Avaliação do risco de sobrecarga de ferro por fontes alimentares, suplementação medicamentosa profilática e/ou fortificação com micronutrientes em pó em pessoas com anemia falciforme”. Coordenador Profa Marta Citelli dos Reis; Colaboradores: Profa Claudia dos Santos Cople Rodrigues, Profa Josely Correa Koury, Profa Ana Carolina Feldenheimer da Silva, Profa Daniela Silva Canella e Profa Flávia Fioruci Bezerra.
  1. Projeto: “Vídeos educativos como estratégia inovadora de comunicação virtual para incentivar e orientar sobre habilidades culinárias domésticas”. Coordenador: Profa Ines Rugani Ribeiro de Castro; Colaboradores: Profa Jorginete de Jesus Damião Trevisani; Profa Luciana Maria Cerqueira Castro; Profa Luciana Azevedo Maldonado; Silvia Cristina Farias.

Aproveitamos para destacar ainda que na mesma Chamada, o INU contou com mais dois projetos recomendados que, ainda que não haja orçamento para seu financiamento, tiveram o mérito reconhecido estando entre os 20 mais pontuados dentre os mais de duzentos projetos inscritos. Dessa forma estendemos os parabéns às professoras Daniela Silva Canella e Jorginete de Jesus Damião Trevisani.

Além desse edital, a chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT/SAS/DAB/CGAN N° 11/2017 – Inquérito Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, o qual teve aprovada a proposta sob coordenação do Prof Gilberto Kac (UFRJ), contou com a participação da Profa Ines Rugani Ribeiro de Castro, Profa Flávia Fioruci Bezerra, Profa Maria Helena Hasselman e Profa Marta Citelli dos Reis como colaboradoras.

E por último, a Professora Danielly Cristiny Ferraz da Costa teve sua proposta aprovada no Edital FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) com o projeto “Compostos bioativos do chá verde (Camélia sinensis): Caracterização do potencial antitumorial e identificação de uma nova entratégia terapêutica anticâncer”.

Para nós, é motivo de grande orgulho ter o INU/UERJ se destacando no âmbito da pesquisa, a despeito de toda crise que estamos passando. Isso mostra a força do INU.

Agradecemos aos professores que estiveram diretamente e indiretamente envolvidos na elaboração dessas propostas que elevam ainda mais as possibilidades de integração com outras instituições de ensino do Estado, do país e internacionalmente.

Roberta e Carla