Nutricionistas do Norte/Noroeste Fluminense se qualificam em Quissamã

A Secretaria de Saúde de Quissamã em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a Coordenação de Sangue e Hemoglobina do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta quarta-feira (10/09) no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, a Capacitação em Nutrição na Doença Falciforme para os nutricionistas de diversas unidades de saúde da região.

A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil. Constitui-se num grupo de alterações genéticas caracterizadas pela presença da hemoglobina (Hb) S. As doenças falciformes mais graves são a anemia falciforme (HbSS) e a Beta Talassemia (S/B Tal.).

Quissamã coordena a região Norte-Fluminense na questão da Vigilância Nutricional e Aleitamento. “É importante para o município sediar um evento como esse, pois precisamos conscientizar os profissionais sobre a necessidade de divulgar os cuidados com a alimentação na doença falciforme”, afirmou a coordenadora da Vigilância Nutricional e Aleitamento da região, Alba Abreu.

Na parte da manhã, a médica Denise Moreira falou sobre “Fisiopatologia no adulto e na criança com Doença Falciforme”. Já a nutricionista Isabel Nascimento, abordou o tema “Insegurança alimentar e nutricional”. À tarde, foram mais duas palestras: “Assistência Nutricional a criança com Doença falciforme” e “Assistência Nutricional ao adulto com Doença Falciforme”, ministradas pelas nutricionistas Isabel Santos, Emília Franco e Juliana Omena.

Segundo a Professora da UERJ, Cláudia Cople, a doença falciforme acomete uma importante parcela da população, mas ainda assim, é pouco conhecida. No Estado do Rio de Janeiro, a cada 1300 pessoas, uma apresenta a doença. “A ideia da capacitação é para conscientizar os profissionais e falar sobre a importância da alimentação saudável. A cura não existe, mas o aspecto nutricional poderá fazer toda a diferença na vida deles”, declarou.

Aproximadamente 40 nutricionistas participaram da capacitação. Estiveram presentes profissionais de Quissamã, Carapebus, Macaé, Cardoso Moreira, São Francisco de Pádua e São Fidélis. A Subsecretária de Saúde, Lia Mary Passos também fez questão de prestigiar a iniciativa.