Depoimento de Mariane Catanzaro, parceira do Instituto de Nutrição da UERJ. #UerjResiste

Estamos frente à uma situação inconcebível, onde forças contrárias aos avanços educacionais, conquistados a duras penas em nosso país nas últimas décadas, atuam de forma bárbara e esmagadora sobre a sociedade brasileira. Sem precedentes, essas medidas de desmonte da educação pública e, especialmente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, incidem de maneira erosiva sobre o recente processo parco, porém significativo, de valorização e reconhecimento do trabalho docente, de ampliação do acesso ao conhecimento, bem como de elaborações apontadas para a construção das bases de uma sociedade minimamente digna e em condições de disputas igualitárias. Não podemos esquecer que está em jogo conjunto daquelas brechas e veias que estimulam e possibilitam a formação de cidadãos capazes de criticar, refletir e tomar decisões. Dito de outro modo, esse sucateamento da UERJ estampa o grau de indiferença do bloco governista atual quanto ao potencial de transformação social para o qual essa universidade trabalha.

Estamos juntos nessa luta!

Mariane Catanzaro

Coordenação de Saúde e Meio Ambiente